terça-feira, 1 de março de 2011

PUXADA DE REDE

Puxada de rede de xaréu


A Puxada de rede surgiu após o período da escravidão, quando os negros não acharam oportunidades de se encaixar no mercado de trabalho e procuram seu sustento no mar. E assim uma parte destes negros se deslocam para as entranhas dos mangues, sendo que na região de Santo Amaro - BA , foi umas das primeiras cidades a ser visto negros trabalhando nesta área. A puxada da rede do xareu é uma das heranças mais interessantes dos tempos da escravidão.
 Convém salientar que, apesar de estar hoje praticamente extinta, a pesca do xareu (que se fazia principalmente nas águas das praias).

A representação desta dança mostra um trabalho, muito árduo, bastante recheado com poesia, religiosidade e música. Contando uma passagem em que numa certa noite de lua cheia, um pescador, decide ir pescar em alto mar. Ao se despedir de sua mulher, ela lhe avisa dos perigos de se pescar á noite e pede para que ele não vá. Mesmo assim ele decide ir, deixando sua esposa agoniada. Leva consigo seus amigos e companheiros de trabalho. Sua esposa fica á beira da praia esperando o seu retorno. Ela se assusta com o retorno, pois os tripulantes estavam todos tristonhos e alguns chorando, mas não vê seu marido e o procura desesperadamente. Ao desembarcar, os pescadores a contam que num descuido o marido dela havia caído no mar e devido a escuridão não foi possível encontrá-lo. Pela manhã, quando os pescadores desanimados com o acontecido, vão puxar a rede, e acabam encontrando o corpo do amigo pescador. Devido a situação precária em que eles viviam, não foi possível comprar um caixão para poder fazer o enterro e a procissão foi feita com ele nas costas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário